Cisne Negro (Black Swan, 2010)

Sempre achei balé uma forma de arte extremamente exigente, tanto física como mentalmente. Mas você precisa ser devoto ao balé para assistir “Cisne Negro” (Black Swan, 2010)? Não! O  diretor Darren Aronofsky realmente me surpreendeu com esse filme. Nos sólidos 110 minutos de projeção não tem uma cena desperdiçada. E achei impossível não se envolver com a estória da personagem principal (Nina).

O roteiro mistura sentimentos como inveja (quem não sente?), amor (quem não precisa?), sexo e loucura, numa atmosfera bem hitchcockiana. Natalie Portman é o cisne branco, Mila Kunis, o cisne negro, Barbra Hershey é a rainha, e Winona Ryder é como um cisne morrendo, e por aí vai.

Nina Sayers (Portman) é uma bailarina profissional que almeja o papel principal do espetáculo “O Lago dos Cisnes“. Seu coreógrafo, Thomas Leroy (Vincent Cassel), vive desafiando a moça, alegando que ela pode ser perfeita como o cisne branco, mas que não tem capacidade (a maturidade e a sexualidade para o papel sedutor do cisne negro). Thomas sabe que outra bailarina, Lily (Kunis), tem o tipo de energia que ele procura. Então o medo domina Nina, e ela passa a viver sob pressão: provar que pode fazer o cisne negro; enfrentar a sua mãe neurótica (Hershey); e provar que Lily quer lhe roubar o papel. A partir da insegurança de Nina, assistimos a sua obsessão de querer ser  perfeita.

Portman tem um desempenho magnífico. Sua Nina transcende inocencia, timidez, insegurança, inibição e determinação, de uma forma que nunca pensei que ela fosse capaz de fazer, principalmente pela complexidade do papel. Não que ela não seja talentosa, mas em “Cisne Negro”, Portman domina a tela. Ela se tornou o personagem. Fiquei tão envolvido com suas emoções, que eu esqueci que estava assistindo um filme. Este é o desempenho de uma vida e que precisa ser reconhecido. Espero que ela não seja injustiçada no Oscar como a Ellen Burstyn (por Requiem for a Dream, 2000) foi!

Basicamente, tudo que vemos é a partir do ponto de vista de Nina, que faz tudo parecer duvidoso, isso é, grande parte do fascínio da direção de Aronofsky é tentar discernir a realidade do que transparece na imaginação frenética de Nina. O diretor cria uma grande tensão, e brinca com a platéia, sugerindo que a mente e o corpo são muitas vezes inseparáveis, por exemplo: o filme ganha elementos de terror, e fiquei a perguntar: “tudo que vimos  é parte do sonho de Nina ou de sua loucura?”

Se mentalmente a platéia fica sob tensão, o diretor de fotografia Matthew Libatique, nos ajuda a estar com Nina por quase todos os passos nervosos, e piruetas, graças à sua sinuosa “held-camera”. Matthey praticamente coloca a câmera no ombro de Portman; e, senti como se estive perseguindo a personagem, ou  pegando carona com demônios de Nina. E, o mesmo sentimento, posso descrever sobre a trilha sonora de Clint Mansell, que cresce com o filme, apavorando, e, me levando de volta a certos pontos da trama. Quase todas as faixas tem elementos que são assustadores e inquietantes. Quanto mais eu ouço a trilha, mais eu me apaixono!.

Sim, há uma cena de sexo entre Kunis e Portman, porém depois que o filme termina, eu totalmente esqueci. “Cisne Negro” em si é tão chocante, que a cena, mesmo tão polêmica e  bem feita, fica em segundo plano. É uma cena que serve a história, mas o filme é bem melhor do que essa cena.

E se Aronofsky é um mestre em fazer filmes bonitos que nunca quis rever como: “Requiem for a Dream“, “The Fountain”, e “The Wrestler” (esse achei super chato!), “Cisne Negro” me fez mudar de opinião (já o revi!). Interprete o filme como quiser, mas uma coisa que posso dizer é que ninguém pode ignorar “Cisne Negro” como pura arte de cinema. Sim, a produção tem belas cenas de dança, como em  “The Red Shoes” (1948), a tensão preocupante de “Repulsa ao Sexo” (1965), o sadomasoquismo visto em “A Professora de Piano” (2001), e a competição entre as dançarinas como em “A Malvada”(1950), especialmente depois que Nina é escolhido para substituir a velha estrela da trupe anterior, Beth (Winona Ryder), e ao mesmo tempo, enfrentar o desafio de uma novata, a sexy  Lily (Mila Kunis ).

Até o momento, “Cisne Negro” é o melhor filme do ano, para mim!.

Lançamento no Brasil em 11/02/2011.

Cisne negro (Black Swan). 2010. EUA. De: Darren Aronofsky. Elenco: Natalie Portman (Nina Sayers / The Swan Queen); Mila Kunis (Lily / The Black Swan); Vincent Cassel (Thomas Leroy / The Gentleman); Barbara Hershey (Erica Sayers / The Queen); Winona Ryder (Beth Macintyre / The Dying Swan); +Cast. Gênero: Drama, Thriller. Duração: 108 minutos.

12 comentários em “Cisne Negro (Black Swan, 2010)

  1. Tbm acho o melhor dos EUA de 2010, mas acho o 3º melhor lançado este ano. Fica atras de Mary e Max e Tropa de Elite.

    E como vc falou Cisne Negro é uma verdadeira obra de arte e Aronofsky, que sou fã desde que vi o Réquiem, é um mestre em deixar o espectador inquietante. Dificilmente esqueceremos suas sequencias finais, tanto em Réquiem, ou em Fonte da Vida ou em Lutador, e em Cisne Negro não é diferente.

    Curtir

  2. Andinhu,

    Infelizmente, nao estou no Brasil, e ainda nao vi TROPA de ELITE 2- mas ouvi falar que eh tao bom quanto o primeiro, que particularmente, achei muito bom!

    O filme Australiano, Mary and Max eh muito, muito bom, ,mas o filme foi lancado em 2009, e infelizmente, embora tenho sido elogiadissimo, nao fez tanto sucesso por aqui, nos Estados Unidos— eh tanto de foi lancado rapidamente em DVD! Para os fas de animacao adulta, Mary and Max eh um classico!
    Ate o momento, nao vi nenhum filme mais “COMPLETO” cinematograficamente do que CISNE NEGRO_ dos filmes lancados aqui, nos Estados Unidos, em 2010. Sempre admirei o Darren, mas nunca fui fa dele, mas me tornei com nesse filme!

    Forte abraco
    Rogerio

    Curtir

  3. Dignissimo o premio para Natalie, mas o filme merecia mais! Vamos ver o que vai acontecer no Oscar…..ela tem a melhor atuacao, mas nem sempre ganha quem eh o melhor……isso ja eh costume em Hollywood!

    Curtir

  4. Rogério, viu a entrega do Globe Awards 2011?

    Eu vi pela TNT.

    Mas o único filme, dos indicados, que eu vi, foi ‘RED’ 😀 Dai, nem deu para torcer.

    Ah sim! Gostei do ‘Sheldon’ ganhar como Ator de Série Comédia. Gosto de ver ‘The Bing Bang Theory’. E comovedor quando falou que há dias que nem sabem se o episódio irá para o ar.

    Eu fiquei foi perplexa quando o Matt Damon falou que só foi saber quem era Robert DeNiro, quando atuou com ele. Isso foi piada, né?

    Curtir

  5. Sim, vi o Globo de Ouro….que festinha CAFONA…..!!!!!! E, esse ano, eles se superaram!!!! Nao sei os criterios para as indicacoes, mas o mau gosto comecou na lista de quem recebeu indicacoes neste ano. A festa em si, comecou tendo o Christian Bale( incrivel ator, e mereceu o premio!), com discurso horrivel….!!!!!
    Pela caridade quem VESTE a TILDA Swinton??? Ela pegou um saco de farinha, e foi para a festa….e que coisa HORRIVEL foi aquela!!!??? NUNCA RI tanta!! AHHAHAHA
    As piadas de Ricky Gervais. Ele eh muito engracado, mas exagerou…e como exagerou ( muito rude com as piadas!) e acho que isso foi a razao que na metade do show, ele ja nao falava tanto…!!!
    Sim, o comentaria de Damon, se era piada, foi ate de mau gosto. Robert De Niro eh um dos grandes do cinema, que comentario, foi aquele? Mas tbem o De Niro exagerou na piada sobre imigracao! O discurso dele foi um horror!
    Nao assisto o THE Big Bang Theory, mas fiquei comovido com o comentario dele….eh a crise!!!!
    Dos filmes da TV, assisti apenas o filme que deu o globo a Claire Danis( um drama bem interessante), U don’t know Jack ( filme muito bom…..gostei muito!!!!) e CARLOS( um filmaco!!!!! ja viu???)
    Dos filmes para cinema, vi quase todos ( da lista comedia: apenas vi, o THE KIDS ARE ALL RIGHT), e todos na categoria DRAMA, mas nao estava torcendo por THE SOCIAL NETWORK, que acho que seja um filme interessante, mas frio!
    David Fincher eh um diretor incrivel, e eh a melhor coisa do filme, pois nao consegui me identificar com a estória e muito menos com jovens, especialmente o personagem principal feito por esse ator Jesse Eisenberg, que estava no Globo de Ouro com aquela mesma cara de pedra do filme. E, concorreu a melhor ator? Como? O cara eh irritante….e a forma que ele fala ( mais rapido do que um narrador ( de radio) de jogo de futebol… horrivel!!!

    Foi uma das piores festa do GLOBO…..que ja assisti……espero que o OSCAR seja mais legalzinho aaahahhaha

    Curtir

  6. Acho que sou a única pessoa do mundo que não achou a interpretação da Portman essa coca-cola toda – ainda a prefiro em Closer, embora sejam papéis e filmes bem distintos. Achei que a interpretação só engrena mesmo quando ela se transforma… porque, de resto, quando ela faz a tímida, insegura, garotinha mimada, vish, pra mim aquele boca semi-aberta, a sobrancelha sempre franzida, o olhar meio assustado, meio vivo, que coisa mais… argh, totalmente inadequado, caricatural… unidimensional.

    Portman nunca foi lá uma boa atriz (sempre regular… exceto em Closer, é claro). As últimas escolhas de filme dela foram bastante insatisfatórias e suas respectivas interpretações, insossas. Na minha cabeça, em que Portman não fez nada demais por Black Swan, cogito hipóteses para esse alvoroço todo:

    1) Portman sempre foi admirada pela sua pessoa. Formada em Harvard, aparentemente integra, intelectual, inteligente e discreta. Tem um quê da velha e glamurosa Hollywood. Com seu jeito clássico, desperta uma simpatia e admiração natural. Será que é esse encanto inato que a faz ser tão respeitada em Hollywood? Daí que, se sim, qualquer interpretação boa dela, será naturalmente considerada como algo espetacular. Sempre a mais do que realmente é.

    2) Dadas os últimos fracos filmes e interpretações, nossa expectativa era baixa em relação a ela. Assim sendo, quando ela quebrou superou nossa expectativa, que era baixa, a interpretação ficou melhor aos nossos olhos do que realmente é.

    Tenho outra duas hipóteses, mas deixo de escrevê-las, pq tô com preguiça, hahahaha.

    Abs,
    PMCarv

    Curtir

  7. OI,PMCarv

    RESPEITO O SEU PONTO DE VISTA SOBRE A ATUACAO DA PORTMAN. ATORES E ATUACOES TOCAM PESSOAS DE FORMAS DIFFERENTES. EU PARTICULARMENTE, NAO ENTENDO ESSE “AMOR” E ELOGIOS PARA “ANNETTE BENING” POR “THE KIDS AR ALL RIGHT”. TBEM, NAO VEJO O JACK NICHOLSON COMO UM ATOR INCRIVEL- O QUE ELE EH NO CINEMA, EH PRATICAMENTE O QUE ELE MOSTRA SER NA VIDA REAL! MAS QUEM SOU EU PARA DIZER QUE ELE EH UM ATOR RUIM….GANHOU 3 OSCARS…E ASSIM VAI….ENTAO, GOSTO EH GOSTO, E CADA UM TEM….

    SOU UM DOS QUE ACHOU( E ACH0) A INTERPRETACAO DE PORTMAN EM “BLACK SWAN” MUITO BOA ( OTIMA ATUACAO!!!!). O FATO QUE GOSTO MAIS DESSA ATUACAO DE PORTMAN SEJA O MESMO FATO QUE VC NAO GOSTOU:

    “quando ela faz a tímida, insegura, garotinha mimada, vish, pra mim aquele boca semi-aberta, a sobrancelha sempre franzida, o olhar meio assustado….”

    ELA COMECOU A CARREIRA FAZENDO PERSONAGENS SEMPRE MAIS MADUROS DO QUE A IDADE QUE TINHA. NAO VOU MENCIONAR O “PROFESSIONAL” – O PRIMEIRO PERSONAGEM RELEVANTE DA CARREIRA DE PORTMAN-, MAS EM “BEAUTIFUL GIRLS”, ELA FAZ UMA MENINA (MARTY)-UM GAROTA “DE ALMA VELHA”, E FOGE NA AUREA DA MENINA INSEGURA, OU MIMADA…..

    COMECEI A PRESTAR MAIS ATENCAO EM PORTMAN DEPOIS DE “COLD MOUNTAIN.” O PAPEL DELA EH BASTANTE PEQUENO NESTE FILME…FAZENDO UMA JOVEM MAE, VIUVA E SOLITARIA. AS CURTAS CENAS DELA COM O JUDE LAW, SAO A MELHOR COISA DE UM FILME “MANIFATURADO” PARA GANHAR OSCAR COMO “COLD MOUNTAIN.”

    AH, VC ASSISTI “ FREE ZONE”?— SIM, O FILME EH CHATO ( NAO GOSTEI) MAS AS TRES ATRIZES SAO MARAVILHOSAS ( E PORTMAN FAZ UM BELISSIMO TRABALHO….NUM FILME QUE POUCA GENTE VIU!)

    SIM, A ATUACAO DELA EM “CLOSER” EH MUITO BOA, MAS ACHO EM BLACK SWAN, ELA FAZ TUDO QUE NUNCA TEVE CHANCE DE FAZER NO CINEMA – A MENINA MIMADA, INSEGURA….E ASSIM VAI. NAO ACHEI QUE ISSO FAZ A ATUACAO DELA CARICATA( NAO ACHEI!!!!!)

    CREIO QUE SE NINA FOSSE UMA MULHER SEXUALMENTE REALIZADA…..”O DRAMA DELA SERIA EVITADO”…MAS O PROPOSTO DO FILME FOI, A MENINA MIMADA, A JOVEM SEXUALMENTE FRUSTRADA…A BALLARINA INSEGURA SOBRE O SEU POTENCIAL ARTISTICO…..E POR QUE NAO, SUA “FALTA DE CHARATER”— QUERER SER PERFEITA COMO A PERSONAGEM DA WYNONA RYDER, E ASSIM VAI…

    ACHEI NINA UM PERSONAGEM COMPLEXO, E QUE TBEM EXIGIU MUITO FISICAMENTE DA PORTMAN ( MAIS UM BONUS!) PARA ACHAR QUE ELA EH MUITO MERECEDORA DO OSCAR. ME SURPREENDI COM O PAPEL E COM A ATUACAO DE PORTMAN. NAO A ACHA A MELHOR ATRIZ DO MUNDO, MAS NESTE ANO, ELA TEM O MELHOR PAPEL E A MELHOR ATUACAO!!!

    ROGERIO

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!